O Aviso 25 do Fundo de Eficiência Energética ainda está aberto para apoio financeiro à substituição de janelas antigas por janelas novas com etiqueta energética CLASSE+.

As candidaturas devem incluir uma simulação da classificação energética ou a própria etiqueta energética das janelas, disponível apenas para empresas aderentes ao CLASSE+. Para serem elegíveis as janelas devem ter etiqueta CLASSE+ com classificação “A” ou “A+”. Em caso de aprovação e de acordo com o tipo de beneficiário, poderá então ser atribuído um incentivo a fundo perdido no valor de 35% a 60%, limitado a €1500 do custo da intervenção.

EFICIÊNCIA, VALOR E DISTINÇÃO NA REABILITAÇÃO ENERGÉTICA

A etiqueta CLASSE+, lançada pela ADENE- Agência para a Energia, é a nova marca e imagem do Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos. Um instrumento voluntário através do qual as empresas classificam o desempenho energético dos seus produtos, equipamentos ou soluções permitindo assim ao consumidor comparar a eficiência energética de diferentes opções. Para além das janelas, a etiqueta CLASSE+ irá estender este conceito a outros materiais relacionados com a envolvente térmica dos edifícios, como as tintas e as soluções de isolamento.
Utilizando a classificação energética numa escala de “F” (menos eficiente) a “A+” (mais eficiente), já familiar da etiqueta europeia de eletrodomésticos e afins, a etiqueta CLASSE+ inclui ainda parâmetros técnicos que correspondem exclusivamente ao produto etiquetado, como por exemplo o número individual, possibilitando a consulta de informação mais detalhada sobre o artigo adquirido. Desta forma, é possível manter um registo das características dos produtos, da empresa que os forneceu e dos profissionais que fizeram a instalação.

Para apoiar a divulgação e afirmação no mercado desta etiqueta voluntária foi criada a Rede de Parceiros CLASSE+, na qual podem participar gratuitamente entidades públicas e privadas empenhadas na promoção da eficiência energética. Empresas de construção, gabinetes de arquitetura e entidades municipais estão entre as entidades que já estão na rede e que passaram a exigir a etiqueta CLASSE+ nos trabalhos que tenham responsabilidade ou participem.

CLASSE+ na reabilitação energética de edifícios

O CLASSE+ é hoje uma referência incontornável no mercado da reabilitação energética, em particular na instalação de janelas mais eficientes. De notar que nos 1,5 milhões de certificados energéticos de habitação emitidos em Portugal, foi possível verificar que existem perto de 1 milhão de janelas que podem ser substituídas para outras mais eficientes. Globalmente, isso poderia significar mais de 5 milhões de euros de poupança de energia por ano nas habitações familiares, para além de uma melhoria relevante do conforto e da saúde dos seus ocupantes.

Refira-se que a substituição de janelas e aplicação de isolamento nas paredes e coberturas das casas é um bom investimento e pode ter enormes vantagens para os proprietários dos edifícios: cada 1000 euros investidos na melhoria destes elementos podem traduzir-se em ganhos até 1500 euros ao final de 10 anos ou até 3700 euros ao final de 25 anos.

Isto contabilizando os diferentes tipos de benefícios proporcionados e podem ser diretos (poupança de energia) e indiretos (mais conforto e menos gastos de saúde) e de valorização de património (aumenta valor de venda ou de arrendamento do imóvel).

A exigência da etiqueta CLASSE+ é uma forma simples e fácil de promover a qualidade, conforto e poupança na instalação de novas janelas, contribuindo para um melhor desempenho energético e ambiental da habitação.

www.classemais.pt